quarta-feira, 24 de maio de 2017

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - QUESTÕES sobre o Filme ILHA DAS FLORES

Análise do vídeo ILHA DAS FLORES

Orientação para realização da atividade:

- Responder às questões (gabarito) no caderno para visto do professor (escrever a questão assinalada)

Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bVjhNaX57iA



Direção: Jorge Furtado; Duração: 13 min.

Objetivo: Compreender, interpretar e debater elementos que compõem a temática abordada no filme

Proposta: Identificar elementos que revelam as seguintes questões temáticas: Desigualdades sociais, consumismo e interdisciplinaridade; responder às questões propostas.

Sinopse: Um ácido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.


QUESTÕES

1. De acordo com a narrativa, o nome desse filme passa para nós uma ideia contrária a que o filme relata. Quando vemos o nome “flores” logo vem a imagem de beleza, o que não tem nada a ver com as paisagens do lixo, miséria e fome que são mostradas. Em um lugar como esse, as pessoas que lá moram não tem nenhuma perspectiva de vida e são tão rebaixadas ao ponto de ficarem abaixo dos porcos na escolha de alimentos. Fome e miséria são sinônimos da Ilha das Flores. Alguns personagens, apesar da possibilidade de fazerem coisas boas, não é o que acontece e estão a procura sempre de ter mais dinheiro, e é só isso que interessa.

Nesta perspectiva, a afirmativa que mais se aproxima da realidade no cotidiano do lugar e daquelas pessoas pobres é que

a) os personagens, como o japonês e a vendedora de perfume, ficam tocados e resolvem contribuir com os tomates para alimentação daquelas pessoas.
b) o dono do terreno tenta ajudar as pessoas, selecionando os produtos para alimentação das pessoas.
c) chega-se à conclusão de que naquela ilha, Deus não existe.
d) seu telencéfalo altamente desenvolvido, permite processar as informações e endendê-las adequadamente

2. Considerando uma análise sociológica sobre quais são alguns dos objetivos do filme, observe as afirmativas abaixo:

I – Entender o sistema capitalista, como sendo um processo excludente, em que muitas pessoas não têm acesso aos direitos básicos da vida.
II – Discutir sobre o consumismo e suas conseqüências.
III – Estabelecer relações entre qualidade de vida humana e condições saudáveis do ambiente.
IV – Compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde presentes na realidade em que vive, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
V – Propor a construção de formas adequadas de aterro sanitário, usina de compostagem, reutilização ou reciclagem de materiais; e a proibição do acesso de pessoas aos lixões (lixo a céu aberto).

Quais estão corretas?

a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I, IV e V.
c) Apenas III, IV e V.
d) Apenas I, II, III e IV.


3. O trajeto percorrido pelo tomate do Sr. Suzuki ao longo de todo o filme é:

a) produto – comércio - alimento - lixo - alimento.
b) produto – mercado - lixo – alimento - lixo
c) produto – mesa – lixo – alimento - alimento.
d) produto – comércio – alimento – lixo - lixo.

4. Enfocando a interdisciplinaridade relacione as colunas corretamente:



(a) Sociologia
(1)  Os valores morais de uma pessoa estão muito além de dinheiro e poder. Nunca se julga uma pessoa pela aparência, pela raça, cor, estilo musical, os verdadeiros valores são esses. Hoje, se coloca em evidência o "Ter" em detrimento do “Ser”

(b) Filosofia
(2)  O lixo atrai todos os tipos de germes e bactérias que causam doenças, que prejudicam seriamente o bom funcionamento dos seres humanos.

(c) Biologia
(3) Ilha das Flores fica localizada na região metropolitana de Porto Alegre, cidade habitada por mais de 1 milhão de habitantes, fica no Rio Grande do Sul (Sul do Brasil).

(d) Geografia
(4)  Água: substância inodora, insípida e incolor, formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxig

(e) Química
(5)  Podemos discutir valores como direito à vida e à liberdade, o que nos remete à reflexão sobre o consumismo e suas conseqüências ênio

A alternativa correta é:

a) a1, b4, c3, d2, e5
b) a5, b1, c2, d3, e4
c) a5, b2, c1, d3, e4
d) a3, b2, c1, d4, e5

5.Segundo a narração do filme, “O que coloca os seres humanos da Ilha das Flores, depois dos porcos na prioridade na escolha de alimentos, é o fato de não terem dinheiro, nem dono. O ser humano se diferencia dos animais, pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por ser livre [não ter dono]. Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”.

   De acordo com o texto acima e com o visto no filme, a “liberdade” das pessoas na Ilha das Flores, está intimamente ligada a:

a) saúde.
b) escolha.
c) pobreza.
d) necessidade.




32 comentários:

  1. 1 questão é complicado pois ali coloca algo a fé de uma pessoa em jogo, mesmo sendo um lugar horrivel você não pode colocar uma questão desse como " DEUS NÃO EXISTE " como aparece no começo do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigado por acessar o conteúdo.
      Na questão não está inclusa a discussão sobre fé, e sim a perspectiva da narrativa, ou seja, deve ser considerado, na resposta, o olhar sociológico, pois, este é o aspecto relevante para a Sociologia.

      Excluir
  2. RESOLUCAO DE QUESTOES DISCURSIVAS ?

    ResponderExcluir
  3. Olá! Obrigado por acessar o Blog. O Gabarito será fornecido somente para professores, após consulta de perfil em redes sociais
    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou professora, como faço pra ter acesso ao gabarito?

      Excluir
    2. BOM DIA, COMO FAÇO PARA TER O GABARITO?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. muito bom essa ativide tem como me passar o gabarito..sou professora de Sociologia.

    ResponderExcluir
  7. EXCELENTE ATIVIDADE, GOSTARIA DO GABARITO. UM FORTE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de visualizar o gabarito das questões.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite!
    Sou professora de Sociologia. Trabalhei com as três turmas do Ensino Médio o curta-metragem Ilha das Flores e gostaria de usar a ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - QUESTÕES sobre o Filme ILHA DAS FLORES.

    Peço se possível o gabarito das questões.

    Muito Obrigada!

    Rosangela dos Santos Machado Paulo

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde! Sou professora de filosofia. vou trabalharcom as turmas do Ensino Médio o curta-metragem Ilha das Flores e gostaria de usar a ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - QUESTÕES sobre o Filme ILHA DAS FLORES.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! Sou professora de Geografia e a atividade proposta pela Área de Humanas foi a discussão e análise do Filme Ilha das Flores. Achei bem interessante essa atividade. Parabéns por compartilhar! Como faço para ter acesso ao gabarito? Forte abraço virtual! 🥰

    ResponderExcluir
  13. Qual a resposta da primeira questão ?

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo Blog professor. Adorei.

    ResponderExcluir
  15. Olá pode me enviar a resposta por favor ?

    ResponderExcluir
  16. 1-o documentário de 1988 relata um uma problemática que pode ser evidenciada atualmente o fato mais relevante que assemelha as duas realidades é melhor representado por?
    A) famílias "catando" ossos.
    B) pesquisas com órgãos de porcos em humanos.
    C) acidente nuclear em Goiânia com o lésio 137.
    D) a venda de perfume por mulheres.
    2- a definição de segundo no filme se relaciona com?
    A) decaimento radioativo.
    B) dia e noite.
    C) tempo dado aos humanos para escolher comida "rejeitada" pelos porcos.
    D) a fixação de perfume.

    ResponderExcluir