Tema da aula: Geografia da sociedade e das populações no planeta
Filme: Sangue Negro
Direção: Paul Thomas Anderson
Duração: 158 min (~3 aulas de 50 min)
Objetivo: Conhecer os processos das transformações populacionais ante o
desenvolvimento tecnológico das sociedades urbanas.
ORIENTAÇÃO:- Apresentar o gabarito com a questão descrita no caderno para visto do professor;
- ENTREGA: Próx. aula - 5ª. feira (06/09/2018)
- ENTREGA: Próx. aula - 5ª. feira (06/09/2018)
QUESTÕES
01. Segundo mostrado na
narrativa do filme, as medições dos terrenos que iam
sendo explorados por Daniel Plainview e seu filho H.W. eram realizadas
a) pelas escavações de acordo com a profundidade dos
poços.
b) pelas extensão das terras desérticas e improdutivas.
c) pelos equipamentos de topografia.
d) pelos trabalhadores nas instalações das tubulações.
02. As viagens realizadas por
Daniel Plainview e seu filho H.W., em busca de petróleo, os levavam a vilarejos
quase desabitados o que de certa forma fazia bem para Daniel, pois, de acordo
com suas declarações, parecia gostar da solidão. No entanto, o filme indica que
a convivência com as pessoas gerava nele atitudes de
a) confiança.
b) bipolaridade.
c) equilíbrio.
d) ganância.
03. O filme aborda a força da
religião como fator de influência nas populações. O personagem central é o
pastor Eli. Era um indivíduo de atuação forte, mas perturbado, procurando fazer
sua Igreja da Terceira Revelação crescer e, para isso, busca o apoio do
empresário Daniel Plainview, que nega aquela fé de todas as formas possíveis.
As atuações, tanto do pastor como do empresário, demonstram que nas populações
existem pessoas que fazem uso de qualquer meios e atos para chegar nos seus
objetivos. Neste sentido, o pastor e o empresário tiveram, respectivamente,
atitudes de
a) obsessão e fanatismo
b) esforço e espiritualidade
c) violência e covardia
d) conversão religiosa e mentiras
04. De acordo com a narrativa do filme, os benefícios prometidos
e que serão gerados como resultado do empreendimento da exploração de petróleo,
dentre outros, incluem
a) escolas, agricultura e delegacias de polícia
b) escolas, fábricas e agricultura
c) escolas, empreendimentos imobiliários e emprego
d) escolas, agricultura e emprego
05. Assinale a alternativa que melhor indica as relações
sociais das populações mostradas no filme.
a) família, religião, trabalho, terras, equipamentos.
b) família, respeito aos deficientes, trabalho, viagens.
c) família, religião, trabalho, negócios, riqueza.
d) casamento, religião, trabalho, festas, viagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário