Temática: Iluminismo e Revolução Francesa
Atenção à data de ENTREGA informada pelo professorAssistir aos vídeos e responder às questões
Apresentar o gabarito NO CADERNO para visto do professor
ILUMINISMO
VÍDEO
1. O Iluminismo inspirou diversos lemas utilizados
para fomentar vários movimentos revolucionários pelo mundo, entre os quais o da
Revolução Francesa que foi
a) "Liberdade, Paz e Justiça".
b) "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".
c) "Paz, Pão e Terra".
d) "Liberdade ainda que tardia".
2. Leia o texto e preencha
as lacunas corretamente
De acordo com o vídeo, tendo o Iluminismo sua
origem a partir do século XVIII, principalmente na _______________, espalhou
suas ideias por toda a Europa e outros países do Ocidente. Diversos pensadores direcionaram suas teorias
para tecer críticas ao________________, também conhecido como _____________ que
se tratava da concentração do poder na mão de um rei soberano. Este regime era
fortemente questionado pela sua característica de aprovar os excessivos
privilégios da _______________ .
O preenchimento correto das lacunas está na sequência
a) Espanha, Iluminismo, Antigo
Regime, corte.
b) Inglaterra, Iluminismo,
Absolutismo, corte.
c) França, Antigo Regime,
Absolutismo, nobreza.
d) Inglaterra, Absolutismo,
Iluminismo, nobreza.
3. Uma das propostas dos iluministas para evitar
que a sociedade errasse era a substituição do poder da religião (religiosismo)
pelo
a) poder da fé.
b) credo católico.
c) cientificismo cristão.
d) racionalismo científico.
4. Dentre os principais pensadores iluministas
mencionados no vídeo estão
a) Adam Smith, John Lock, Voltaire,
Jean-Jacques Rousseau.
b) John Lock, Voltaire, Montesquieu,
Augusto Comte, Karl Marx.
c) Voltaire, Jean-Jacques
Rousseau, Karl Marx, Adam Smith.
d) Voltaire, Jean-Jacques
Rousseau, Diderot, Émile Durkheim.
5. Consulte a Situação de Aprendizagem 7, no
Caderno do Aluno, Volume 1, para responder a questão seguinte:
Relacione as colunas corretamente com os pensadores e suas
respectivas teorias.
A
Jean-Jacques Rousseau
|
( ) hoje, o significado do
termo “tolerância” é o mesmo dos séculos XVII e XVIII, ao passo que
“respeitar” passa a ideia de aceitação e convivência com as diferenças.
|
B
Voltaire
|
( ) A proposta de
tripartição dos poderes questiona o regime absolutista, modelo político que
concentra todo o poder nas mãos do rei, típico da Idade Moderna europeia.
|
C
Montesquieu
|
( ) os fundamentos do
contrato social está em defender e proteger a pessoa e os bens dos
associados, com base em um acordo coletivo.
|
a) A1, B2, C3.
b) A1, B3, C2.
c) A3, B2, C1.
d) A2, B3, C1.
REVOLUÇÃO FRANCESA
VÍDEO
1. Revolução
é a transformação radical das estruturas sociais, políticas e econômicas de uma
sociedade. Uma vez entendido este conceito, é importante saber como estava a
França no período pré-revolucionário que vivia uma séria crise
a) ética, total e política.
b) moral, política e ética.
c) política, ética e econômica.
d) política, social e econômica.
2. O dinamismo dos ideais filosóficos ante a crise política
na França de 1789 tinha como objetivo o fim do
a) Iluminismo.
b) Absolutismo.
c) Cristianismo.
d) Feudalismo.
3. De acordo com o vídeo, a composição da sociedade
francesa pré-Revolução se dividia da seguinte forma
a) 90% clero, 10% entre nobreza e terceiro Estado.
b) 80% terceiro Estado, 10% clero e 10% nobreza.
c) 95% terceiro Estado, 5% entre clero e nobreza.
d) 5% clero, 5% nobreza e 95% terceiro Estado.
4. Em 1776 é proclamada a Independência dos Estados
Unidos da América. Com isso, a França supostamente acharia oportunidade de se fortalecer
economicamente, uma vez que financiaria boa parte do movimento revolucionário
dos colonos americanos diante de seu grande rival, a Inglaterra, no entanto não
tem retorno econômico, apenas gastos agravando a crise. Além desses fatores,
outros foram causadores da profunda crise na frança, que se estendeu até 1789,
entre os quais está
a) falta de tecnologia industrial, agrícola e bélica.
b) não se adequou às novas tendências da indústria têxtil.
c) alta inflação pelo aumento da oferta, portanto com
preço amior.
d) manufatura têxtil como técnicas ultrapassadas e intempéries.
5. O rei Luiz XVI, para tentar melhorar a economia
francesa, diante da grave crise, chama a Assembléia dos Notáveis se referindo à
participação do clero e da nobreza, na qual informaria sobre o fim dos privilégios
destes e a obrigatoriedade do pagamento de impostos, o que se recusam, exigindo
a formação dos Estados Gerais que consistia em
a) eleger representantes (deputados) do clero, nobreza e
terceiro Estado.
b) eleger deputados da nobreza para defender seus
interesses.
c) eleger deputados de todos os Estados para enfraquecer
o poder do rei.
d) eleger
representantes da nobreza para defender os interesses do rei.
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