E.E.
PROFª MARILENE DE OLIVEIRA ACETTO
8º ANO - GEO
Prof. Manuel Raposo - GEOGRAFIA
- Assista aos vídeos indicados nos links e responda às questões seguintes:
- Responda em folhas de papel almaço ou de caderno devidamente grampeadas e identificadas corretamente para entregar ao professor.
- ENTREGA: até 22/06/2018 (sexta feira)
ATIVIDADE 1
Tema da aula: Meio técnico-científico e a inclusão digital
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=I93btdCZ8ds
Questões:
1. Como se dá a sequência da utilização do meio-técnico informacional no espaço geográfico?
2. Segundo o vídeo, que métodos utilizamos para avaliar as ciências como o centro das relações humanas? Exemplifique.
3. Observando o comentado no vídeo, o que significa o termo "informacional"?
4. A imagem acima assinala uma face dos efeitos da Revolução técnico-científica-informacional que compreende:
a) a intensificação da quantidade produtiva com maior emprego de mão de obra.
b) a implantação de métodos alternativos de produção, visando à ampliação do mercado consumidor.
c) o favorecimento da política de pleno emprego e a intensificação da oferta de produtos para diminuir os seus preços.
d) a modernização do sistema produtivo com menor demanda de trabalho assalariado.
ATIVIDADE 2
Tema da aula: Globalização
Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=_Src6b80m2s
Questões:
01. Segundo a explicação do Vídeo 1, o que é globalização?
03. Assinale a alternativa que melhor caracteriza o processo de globalização.
a) A globalização é um processo ainda restrito, pois mesmo com o desenvolvimento de meios de transporte e de comunicação mais eficientes, continuam existindo grandes obstáculos para que haja uma integração efetiva do espaço mundial.
b) O processso de globalização, que vem transformando o mundo em uma aldeia global, nada tem a ver com a expansão e a hegemonia do capitalismo em escala planetária.
c) A globalização corresponde à fase mais avançada do capitalismo, caracterizada pela crescente intensificação das trocas de mercadorias, de informações e de pessoas entre os países
d) O processo de globalização, que está ligado à expansão do capitalismo em escala planetária, caracteriza-se pelo pequeno volume de trocas de mercadorias, de informações e de pessoas entre os países do mundo
ATIVIDADE 3
Tema da aula: O meio técnico: a força das máquinas na produção e na circulação - Revolução Industrial
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=2m3CvHCY6D0
Questões:
1) A respeito da Revolução Industrial, avalie as proposições a seguir.
( ) As pessoas eram bem remuneradas.
( ) Era proibido o trabalho infantil.
( ) As relações humanas eram conflituosas. Por exemplo, chefe e funcionário.
( ) Uma das alternativas encontradas pelos trabalhadores para resolver as questões trabalhistas foi parar de trabalhar.
Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto (V) ou erro (F) de cada uma:
a) V, V, V, F
b) F, F, V, V
c) F, V, F, V
d) F, V, V, V
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ª SÉRIE
Prof.
Manuel Raposo - SOCIOLOGIA
ORIENTAÇÃO:
- Assista aos vídeos
indicados nos links e responda às questões seguintes:
- Responda em folhas
de papel almaço ou de caderno devidamente grampeadas e identificadas
corretamente para entregar ao professor.
- As questões de múltipla escolha, indicar apenas a alternativa escolhida.
- ENTREGA: até
22/06/2018 (sexta feira)
ATIVIDADE 1
Tema da aula: Cidadania
nas sociedades antigas
Grécia:
Roma:
Questões:
1. Quem é considerado cidadão na
Grécia?
2. Segundo o vídeo, o que é
isonomia na Grécia antiga?
3. (Fatec-
adaptada) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os
deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana,
quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua
devoção, fora de si mesma."
(Toynbee, Arnold J.
HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)
De acordo com o vídeo e o texto acima,
na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam
a) Na antiguidade clássica,
as cidades-estados representavam
c) uma forma de assegurar a independência
e autonomia das cidades gregas entre si.
d) uma característica da
civilização helenística no sistema político grego.
4. A sociedade romana não era
isonômica como a sociedade grega, contudo podia pleitear direitos, ou seja
podia exercer sua cidadania.
De
acordo com o vídeo sobre cidadania na Roma antiga, assinale a alternativa que
indica a sequência correta da formação do estrato social nesta sociedade.
a) plebeus, patrícios, clientes e escravos.
b) clientes, patrícios, plebeus e escravos.
c) patrícios, plebeus, escravos e
clientes.
d) patrícios, plebeus, clientes e
escravos.
ATIVIDADE 2
Tema da aula: Direitos
civis, políticos e sociais
Questão:
01. Relacione as colunas
corretamente:
(a) Direitos humanos
(1) liberdade de expressão
(b) Direitos civis
(2) direito de
votar
(c) Direitos políticos
(3) direito a um emprego
(d) Direitos
sociais
(4)
direito à vida, à liberdade
A alternativa correta é:
a) a1, b4, c3, d2
b) a4, b2, c1, d3
c) a4, b1, c2, d3
d) a3, b2, c1, d4
.
ATIVIDADE 3
Tema da aula: Direitos
Humanos
Questões:
1) O que são direitos humanos?
2) Segundo o vídeo, qual a
abrangência dos direitos humanos?
3) De acordo com a ONU, assinale a
alternativa que indica quantos direitos humanos existem
a) 10
b) 20
c) 30
d) 40
04. A respeito da Declaração
Universal dos Direitos Humanos, avalie as proposições a seguir.
( ) A Declaração
Universal dos Direitos Humanos é um documento que delimita os direitos
fundamentais do ser humano.
( ) Lista direitos cujo respeito e
observância universal devem ser promovidos pelos Estados-membros da Organização
das Nações Unidas.
( ) Sua criação foi motivada
especialmente para promover a observância dos direitos humanos fortemente
abalados na Segunda Guerra Mundial.
( ) Criado em 1938, a
Declaração foi assinada à época pelos mais de 190 Estados-membros da ONU.
Avalie as afirmações acima e marque a opção que
corresponda, na devida ordem, ao acerto (V) ou erro (F) de cada uma:
a) V,
V, V, F
b) V,
V, F, F
c) F,
V, F, V
d) F,
V, V, V
Nenhum comentário:
Postar um comentário