E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Prof. Manuel Raposo - SOCIOLOGIA
1ºs Termos:
ORIENTAÇÃO:
-
Assista aos vídeos indicados nos links
e responda às questões seguintes:
- Responda
em folhas de papel almaço ou de caderno devidamente grampeadas e identificadas
corretamente para entregar ao professor.
- ENTREGA: até 23/11/2018 (sexta feira)
ATIVIDADE 1
Tema da
aula: Direitos Humanos
LINK 1:
Questões:
1) O que são
direitos humanos?
2) Segundo o
vídeo, qual a abrangência dos direitos humanos?
3) De acordo
com a ONU, assinale a alternativa que indica quantos direitos humanos existem
a) 10
b) 20
c) 30
d) 40
ATIVIDADE 2
Tema da
aula: Constituição Federal Brasileira
LINK 2:
https://www.youtube.com/watch?v=op4KfRDN8gk
Questões:
1) Segundo o
vídeo, como ficou conhecida a Constituição de 1988.
2) O que é
preciso para fazer uma emenda à Constituição.
ATIVIDADE 3
Tema da
aula: Mobilidade Social
LINK 3:
Questões:
1) O que é
mobilidade social?
2) Segundo o
vídeo, quais elementos podem marcar a “passagem” do indivíduo de uma classe
para outra dentro de uma sociedade?
2ºs Termos:
ORIENTAÇÃO:
-
Assista aos vídeos indicados nos links
e responda às questões seguintes:
- Responda
em folhas de papel almaço ou de caderno devidamente grampeadas e identificadas
corretamente para entregar ao professor.
- ENTREGA: até 23/11/2018 (sexta feira)
ATIVIDADE 1
Tema da
aula: Trabalho e Sociedade
LINK 1:
Questões:
1) Qual a
diferença entre artesanato, manufatura e maquinofatura?
ATIVIDADE 2
Tema da
aula: Taylorismo e Fordismo
LINK 2:
Questões:
1) Segundo
o vídeo, produza um texto de, no máximo, 10 linhas, descrevendo as definições
de Taylorismo e Fordismo.
3ºs
Termos:
ORIENTAÇÃO:
-
Assista aos vídeos indicados nos links
e responda às questões seguintes:
- Responda
em folhas de papel almaço ou de caderno devidamente grampeadas e identificadas
corretamente para entregar ao professor.
- ENTREGA: até 23/11/2018 (sexta feira)
ATIVIDADE 1
Tema da aula:
Coronelismo e voto de cabresto nas Oligarquias
LINK 1:
Questões:
1) Por que os poderosos eram chamados
de “coronel”?
2) Quem eram os “pé-de-meia”? Qual sua
função?
3) Defina voto de cabresto.
4) O fenômeno político do coronelismo
no Brasil esteve associado a um modo de política que caracterizou a República,
a partir de 1894, como:
a) República dos oligarcas
b) República dos generais
c) República da espada
d) República parlamentar
ATIVIDADE 2
Tema da
aula: Corrupção eleitoral e “voto de cabresto” nos dias atuais
LINK 2:
Questões:
1) No caso de Pedro e Paulo, qual deles
praticou corrupção ativa? Justifique.
2) Segundo o texto do artigo 299 do
Código Eleitoral, um dos crimes eleitorais pode ser melhor exemplificado por
a) discutir sobre política na fila da
Zona Eleitoral.
b) oferecer/receber qualquer vantagem
para obter ou dar voto.
c) dar panfleto com o número do
candidato a um amigo no dia da eleição e/ou oferecer carona até a Zona
Eleitoral.
d) obrigar os familiares a votar no
candidato de sua preferência
3) O crime de corrupção eleitoral está
previsto no artigo 299 do Código Eleitoral, com a seguinte redação: Dar,
oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro,
dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou
prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita. Acerca do crime
supramencionado é correto afirmar que
a) trata-se de crime material, em que
se exige a ocorrência do resultado para a consumação do delito.
b) para a caracterização do crime de
corrupção eleitoral há a necessidade do agente ter o dolo específico
(consciência e vontade) de obter ou dar voto e/ou de conseguir ou prometer
abstenção.
c) para a configuração do delito de
corrupção eleitoral não se exige que o benefício seja concreto,
individualizado, direcionado a uma ou mais pessoas determinadas.
d) o artigo 41-A da Lei nº 9.504/97,
que prevê a conduta de captação de sufrágio, alterou a disciplina penal
pertinente ao crime de corrupção eleitoral.
ATIVIDADE 3
Tema da
aula: Populismo no Brasil – Getúlio Vargas
LINK 3:
Questões:
1) O que é populismo?
2) Segundo o vídeo, qual foi o
principal expoente do que ficou conhecido como populismo?
ATIVIDADE 4
Tema da
aula: República dos Generais – Regime
Militar
LINK 4:
Questões:
1) Segundo o vídeo quanto o Brasil
crescia ao ano durante o “milagre econômico”?
2) Assinale a alternativa correta sobre
a expressão “Milagre Econômico”.
a) Remete a um período em que houve de
fato crescimento econômico no país, mas o preço foi elevado: inflação,
endividamento ao FMI e redução drástica das liberdades individuais.
b) Remete a um período em que o
crescimento econômico ocorreu junto com o avanço de projetos sociais criados
pelo Estado brasileiro, preocupado em “dividir melhor o bolo”.
c) Remete especificamente à década de
1980, a de maior crescimento econômico do país.
d) O Milagre foi, na realidade, uma
grande revolução social tomada como meta de campanha pelos governos militares.
ATIVIDADE 5
Tema da
aula: Nepotismo
LINK 5:
Questões:
1) Segundo o vídeo o que é nepotismo?
Responda
com suas palavras de acordo com seu entendimento do vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário