TEMÁTICA: Cultura Brasileira
LINKs no YOUTUBE por Capítulo
LINKs no YOUTUBE por Capítulo
ORIENTAÇÕES para elaboração da
atividade
- Assistir o capítulo de acordo com a orientação
do professor;
- Responder às questões e apresentar GABARITO no caderno para visto do professor (escrever as questões assinaladas)
Capítulo
1 – “Matriz Tupi”
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=rQOPdiEdX24
1. A imaginação do autor, ao
comentar o vídeo, é de um mundo daqui a:
a) 30 anos
b) 40 anos
c) 50 anos
d) 60 anos
e) 70 anos
2. O primeiro alerta feito pelo
autor a respeito do futuro do Brasil é que
a) precisa ser construído, o futuro
precisa ser inventado.
b) os índios precisam ser ensinados
e civilizados
c) o encontro dos descobridores com
os índios os colocava em situação de subserviência
d) os índios precisam ensinar os
brancos a se relacionarem com a natureza
e) os índios ajudariam no
desenvolvimento e exploração do Brasil
3. Segundo a narrativa, uma das características
mais notáveis dos povos indígenas era:
a) a ótima receptividade que tiveram
com os descobridores
b) o interesse em trocar produtos
por sua mão-de-obra
c) a hospitalidade e acolhimento aos
descobridores
d) o conhecimento e interação com a
natureza, no que tinham alegria e gozo de viver
e) a facilidade em servir os
“brancos”
4. Os índios, ao ver os colonos
pela primeira vez, imaginaram que estes
a) eram deuses que com eles vieram
conviver no paraíso.
b) que eram uma outra cultura
chegando e que fariam deles objetos para os seus ganhos.
c) eram de uma cultura que os transformaria
em ninguém.
d) eram de uma cultura que os
transformaria em grandes personagens da história.
e) os ajudariam na exploração do pau
Brasil, cana de açúcar, ouro e diamantes.
5. Em um grupo indígena, o chefe
é
a) o mais velho e que tem um longo
histórico de vitória em guerras.
b) o representante da tradição, da
experiência, da cultura da tribo.
c) o mais velho e que tem facilidade
em rituais de curandeirismo.
d) o mais jovem, mas que teve êxito
em todas as batalhas e caças.
e) o que tem facilidade em dar
ordens e formar o maior número de súditos.
Apresentar gabarito no caderno
para visto do professor: 1. ___ 2. ___ 3. ___ 4. ___ 5. ____
Capítulo 2 – “Matriz Lusa”
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=PQEdi0f5i_w
Questões do cap.2
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=PQEdi0f5i_w
Questões do cap.2
1. A “Matriz Lusa” conta a
história de Portugal, formada por uma estreita faixa de terras premidas entre o
mar e a Espanha e, com algo em torno de um milhão, a um milhão e meio de
habitantes, para sobreviver nestas condições, este teve de contar com
estratégias
a) de invenção de equipamentos para
avançar pelo continente em busca de novas terras para implantação de colônias
b) de construção de navios
pesqueiros para sobreviver do comércio e exportação
c) marítimas com a invenção de
navios de alta tecnologia, equipados com leme fixo e velas, além do
uso de bússola e astrolábio
d) científicas para facilitar as
invenções da bússola e do astrolábio
e) políticas para negociar com
países vizinhos a passagem por terra
2. Entre as nações que mais
contribuíram para o desenvolvimento tecnológico de Portugal estavam:
a) Os árabes, os chineses e os
judeus
b) Os latinos, os espanhóis e os
romanos
c) Os árabes, os espanhóis e os judeus
d) Os holandeses, os celtas e os
judeus
e) Os chineses, os judeus e os
espanhóis
3. Segundo a narrativa do vídeo, a
nação portuguesa se formou essencialmente:
a) Pelo fato de já ter uma língua e
um projeto de nação bem definido.
b) Pelo fato do rei D. Henrique, “meio
doidão”, também professar a heresia utópica dos três reinos, de acordo com a
trindade.
c) Pelas novas tecnologias aplicadas
à navegação e com um sentimento de Nação se consolidando, o que faz Portugal
avançar para as glórias da imortalidade.
d) após combate com os espanhóis, na
luta pela manutenção de suas fronteiras e na luta pela expulsão dos (mouros*)
árabes.
e) Pelo estabelecimento de
feitorias, uso de escravos índios e africanos que se tornaram a marca da
expansão comercial portuguesa.
4. Segundo o relato de Judith
Cortesão, Portugal e Brasil foram grandemente influenciados pela cultura moura que,
até hoje, essa influência é percebida, sobretudo através
a) Da paisagem urbana
b) Da gastronomia
c) Da religião
d) Das tecnologias marítimas
e) Da maneira de vestir
5. Segundo o relato de Darcy
Ribeiro, o fato do rei D. Henrique pregar uma heresia: o tempo do Pai, o tempo
do Filho e o tempo do Espírito Santo, era o que motivava as pessoas para viver
um tempo “perfeito”, um “paraíso na terra”. Essa crença levou as pessoas a viveram
uma grande
a) Mentira.
b) Ilusão.
c) Religião.
d) Fantasia.
e) Utopia.
*os
mouros eram povos de origem árabe, habitantes do Norte da África que
conquistaram a península Ibérica – Portugal e Espanha.
Apresentar gabarito no caderno
para visto do professor: 1. ___ 2. ___ 3. ___ 4. ___ 5. ____
Capítulo 3 – “Matriz Afro”
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=vwj1GBEYr_s
Questões
1. Povo africanos, vindos de
Angola, do Congo, de Moçambique, da Nigéria, do antigo Daomé, e que formaram a
matriz afro do povo brasileiro, teve como principal causa do seu desembarque no
Brasil
a) O crescimento econômico através
de sua força de trabalho.
b) Trazer para o Brasil as religiões
de matriz africana.
c) Trazer a cultura e danças
africanas, como a capoeira.
d) Implantação de técnicas de
fabricação de cerâmica, de agricultura e criação de gado.
e) Influenciar a fuga de escravos e
se organizarem em quilombos.
2. Para aqueles africanos, Deus é
a criatura incriável, o princípio de tudo e acima de tudo, sem ter tido um
princípio, um começo. A Ele chegavam, estabelecendo vínculos e laços, através
de seus antepassados. Os primeiros clãs, os ancestrais mais longínquos exerciam
o poder político e também o religioso. Além dessas crenças, eles também
acreditavam que os mortos eram responsáveis
a) Pela nomeação dos governantes.
b) Pelos cultos.
c) Pelo medo.
d) Pela fertilidade.
e) Por lavrar a terra.
3. A vida era o que existia de
mais sagrado, o ser supremo da criação. A ética dos povos africanos era vital
e, porque não dizer, profundamente humana. Por isso podemos considera-la
a) Etnocêntrica.
b) Egocêntrica.
c) Antropocêntrica.
d) Teocêntrica.
e) Necromântico.
4. Eram divididos em três
classes: a aristocracia, os homens livres e os escravos. O rei era diferente de
todos. Considerado sem-família por causa de seu ato incestuoso e, por isso,
governava todas as famílias. Essa autoridade também lhe concedia
a) Somente o poder econômico e
político.
b) Poder sobre os encantamentos, ou
poder dos feiticeiros.
c) Capacidades para a guerra.
d) Poder sobre a natureza.
e) Poder sobre os mortos.
5. Na aristocracia, o Reino do
Congo empregava os negros “alças” no cultivo do campo, além de serem usados
como soldados. Os europeus e os africanos quando se “encontraram” estavam
plenamente de acordo com a mão-de-obra
a) de trabalhadores livres.
b) escrava e que também servisse
como moeda de troca.
c) remunerada.
d) implantada com igualdade e
justiça.
e) que não fosse escrava e nem
servisse como moeda de troca.
Apresentar gabarito no caderno
para visto do professor: 1. ___ 2. ___ 3. ___ 4. ___ 5. ____
Capítulo 4 – “Encontros e
Desencontros”
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=KH6JaVAz5LI
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=KH6JaVAz5LI
Questões
Leia a
poesia de Miguel de Cervantes, que nos mostra sua visão do Brasil da época.
1. O novo mundo foi refúgio e amparo para os
desesperados,
2. abrigo dos falidos,
3. salvo condutos dos homicidas,
4. apoio e proteção para os jogadores,
5. chamariz de mulheres perdidas,
6. engano comum de muitos e remédio particular
de poucos.
De acordo
com o contexto do vídeo, indique a alternativa que melhor identifica o
significado dos versos nas questões de 1 a 3.
1. O significado mais adequado
para o verso 1 é:
a) As pessoas condenadas por crimes
graves na Europa seriam isoladas no Brasil.
b) A nova terra seria utilizada por
pessoas foragidas da justiça na Europa.
c) Enfim as pessoas com problemas
psiquiátricos teriam uma terra só delas.
d) O Brasil era uma nova terra que
poderia oferecer um porto seguro.
e) A terra seria um paraíso onde
todos seriam iguais.
2. Os versos 2 e 3 tratam,
respectivamente, de:
a) As pessoas poderiam construir
suas casas e prisão para criminosos.
b) A nova terra poderia oferecer o
recomeço para alguns e nova chance para condenados.
c) A nova terra seria sempre um
lugar pobre e cheio de criminosos.
d) O Brasil seria uma terra falida e
sem leis.
e) A nova terra seria falida pela
corrupção, onde os condenados ficariam isolados.
3. A sequência de palavras que
melhor interpretam os versos 4, 5 e 6 estão, respectivamente, na alternativa:
a) Amparo, busca e gozar a vida.
b) Repulsão, atração e gozar a vida.
c) Proteção, prostituição e
depressão.
d) Prostituição, mentira e cura.
e) Amparo, atração e atenua os males
da vida.
4. A nova terra teve várias
denominações: Ilha de Vera Cruz, Terra Nova, Terra dos Papagaios, Terra de Vera
Cruz, Terra de Santa Cruz, Terra Santa Cruz do Brasil, Terra do Brasil, Brasil.
Mas, o principal objetivo dos exploradores, segundo o vídeo, era
a) Desenvolver a colônia e
transformá-la em um grande país.
b) Implantar na Colônia um sistema
econômico conhecido como “cunhadismo”.
c) Transformar a terra em uma Colônia
produtiva.
d) Explorar os minérios da terra e,
em seguida, proclamar sua independência.
e) Desenvolver a terra como um
grande polo agroindustrial.
5. Segundo Darcy Ribeiro, a única
forma de “desfazer” os povos indígenas é quebrando sua continuidade. Nesta afirmação,
o autor descreve as várias formas de extermínio desse povo, entre às quais
estão:
a) Catequizar juntas crianças
indígenas de tribos diferentes, escravizar e contaminar com pestes e doenças
graves.
b) Escravizar, guerrear e impor sua
cultura.
c) Guerrear, escravizar e contaminar
com pestes e doenças graves.
d) Explorar as riquezas indígenas,
destruir suas plantações e escravizar.
e) Poluir seus rios, queimar as
matas adjacentes e escravizar.
Apresentar gabarito no caderno
para visto do professor: 1. ___ 2. ___ 3. ___ 4. ___ 5. ____
Capítulo 5 – “Brasil Crioulo”
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=Eem0OtW0AHw
Questões
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=Eem0OtW0AHw
Questões
1. Segundo a narrativa do autor,
o Brasil, no início do século XVI, era “um moinho de espremer gente”. Com esta
afirmativa, o autor quis dar ênfase
a) No sucesso do Brasil na
fabricação de carvão.
b) No fato do Brasil utilizar grande
número de escravos para a exploração do petróleo.
c) No sucesso econômico do Brasil
através da exploração escravocrata.
d) Na formação da região crioula,
que ia do Pernambuco à Bahia.
e) No projeto do Brasil em formar
províncias culturais negras, como Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
2. O primeiro modo de ser do
brasileiro foi:
a) A forma medieval de governar.
b) A relação cordial entre o senhor
e o escravo.
c) Pelo respeito do senhor em
relação aos escravos.
d) Por ser uma civilização baseada
na produção do açúcar.
e) Por oferecer moradia e boas condições
de vida aos negros.
3. Segundo a narrativa do vídeo,
indique a alternativa que aponta para as mais importantes conseqüências sociais
da abolição da escravidão no Brasil.
a) Os negros foram completamente
abandonados e discriminados, mas superaram rapidamente essa condição.
b) Os negros foram para as cidades e
viveram de forma marginal, tendo dificuldade de classificar socialmente.
c) Os negros foram assistidos
socialmente e preparados para serem consumidores dos produtos oferecidos no
mercado consumidor.
d) Os negros receberam cotas nas
instituições de trabalhos e universidades, dando, assim, condições para sua
prosperidade social.
e) Os negros se tornaram vitimas
sociais, mas o governo propôs pagar-lhes dignamente uma indenização pelos
serviços prestados para a sociedade.
4. De acordo com a narrativa os
negros puderam dar respostas vigorosas à situação em que se encontravam,
sobretudo às indicadas na alternativa
a) Criaram um mundo cultural
paralelo.
b) Espalharam-se pelas cidades,
minas canaviais e cometeram crimes nesses locais.
c) Montaram vários quilombos para
provar suas capacidades sociais e econômicas.
d) Organizaram-se em partidos
políticos para concorrer com o governo.
e) Organizaram-se em associações e
sindicatos para reinvidicar melhores condições.
5. Considerando o contexto
histórico mostrado no vídeo, indique as soluções encontradas pelos negros para
vencer os desafios sociais e que deu origem ao chamado “Brasil Crioulo”
a) Luta, luta contra o racismo,
guerra.
b) Afirmação da raça negra, luta
contra o racismo, rebelião.
c) Criação, rebelião, organização.
d) Luta, formação de Quilombos, luta
contra o racismo.
e) Criação, permanência, reinvenção.
Apresentar gabarito no caderno
para visto do professor: 1. ___ 2. ___ 3. ___ 4. ___ 5. ____
Capítulo 6 – “Brasil Sertanejo”
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=ViKWM8JImgY
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=ViKWM8JImgY
Questões
1. Nesta parte do documentário “O
Povo Brasileiro”, Darcy Ribeiro afirma que existe um outro componente do
Brasil: “aquele que foi criado pelo gado”. O autor refere-se
a) às fazendas pertencentes aos
coronéis no Nordeste brasileiro.
b) à Caatinga, terra hostil e o
lugar mais difícil de se viver.
c) ao sertão brasileiro, onde existe
abundantes terras produtivas.
d) às fazendas no Nordeste que são
grandes produtoras agropecuárias.
e) ao Norte o Nordeste brasileiros,
regiões que sofrem com seca.
2. Considerada como “uma gente
diferente”, o sertanejo tem sua origem
a) dos ameríndios e os brancos que
vieram da Europa.
b) da mistura dos europeus que se
relacionaram com escravos.
c) dos índios e brancos misturados
com os negros marginalizados.
d) na mistura entre os ameríndios e
os brancos mestiços.
e) dos brancos mestiços e negros que
receberam sua carta de alforria.
3. Segundo a narrativa do
documentário, o que mais está envolvido na cultura nordestina é
a) música e a poesia sertanejas.
b) a vivência no sertão.
c) a vasta tecnologia agrícola
aplicada na região.
d) as artes nordestinas.
e) dança sertaneja.
4. Leia o texto de Capistrano de
Abreu citado no documentário e responda a questão.
“De couro era a porta das cabanas, o rude leito
aplicado ao chão duro, (...); de couro todas as cordas, a borracha para
carregar água; o mocó ou alforge para levar comida, a mala para guardar roupa,
mochila para milhar cavalo, (...), as bainhas de faca, (...), a roupa de entrar
no mato, (...); para os açudes, o material de aterro era levado em couros
puxados por juntas de bois (...); em couro pisava-se tabaco para o nariz”
De acordo
com o texto acima e a afirmação cultural defendida no documentário, estabelece
o Nordeste como
a) Região com grande Know-how (experiência técnica) na produção
agropecuária.
b) pólo industrial da indústria de
calçados e derivados do couro.
c) grande produtor de gado bovino e
seus derivados, sobretudo o couro.
d) as artes nordestinas ficam
conhecidas, mas não revelam sua realidade cotidiana.
e) grande celeiro cultural da música
brasileira e do carnaval.
5. O cangaço foi movimento social
ocorrido no sertão nordestino durante o fim do século XIX e início do século
XX. Foi caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros. Segundo
o documentário, o cangaço deve ser entendido a partir do
coronelismo, prática de cunho político-social representada pelos “coronéis”
(ricos fazendeiros), durante a Primeira República 1889-1930. O coronel era o
senhor absoluto. Dono da vida e da morte. Formava um aparelho para estatal.
Zelava pela lei, mas também impunha a sua própria lei. Controlava os meios de
produção, detendo o poder econômico, social e político local. O coronelismo
gerou a sua antítese: o cangaço, que tinha Virgulino Ferreira da Silva, mais
conhecido como Lampião, como o cangaceiro de maior destaque.
De acordo
com o texto acima e o narrado no documentário, o cangaço tinha como principais
causas de suas atuações enfrentar, através da violência, o poder dos coronéis
e, por isso
a) a busca do próprio enriquecimento
através do roubo, fortalecendo o movimento.
b) buscava resolver o problema da
seca no Nordeste.
c) aterrorizava as cidades, com
roubos e seqüestros de figuras importantes.
d) saqueava fazendas para empobrecer
os coronéis, enfraquecendo o seu poder.
e) revoltava-se à situação de
miséria no Nordeste e descaso do poder público.
Apresentar gabarito no caderno
para visto do professor: 1. ___ 2. ___ 3. ___ 4. ___ 5. ____
Capítulo 7 – “Brasil Caipira”
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=rLSXvtCJb_k
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=rLSXvtCJb_k
Questões
1. Nesta parte do documentário,
podemos entender o verdadeiro conceito de “caipira”. De acordo com a narrativa
do documentário, o caipira é o morador de uma área cultural que Darcy Ribeiro
chama de “Paulistânia”, que abrange
a) o Estado de São Paulo.
b) Minas Gerais e Goiás.
c) parte do Mato Grosso e Paraná.
d) Espírito Santo e Rio de Jairo.
e) Todos citados acima.
2. A Paulistânia descobriu enorme
quantidade de ouro, iniciando assim, o chamado “ciclo do ouro”, que atraiu,
rapidamente, 300.000 pessoas, dando origem à cidade de Ouro Preto-MG. Quando o
ouro se acabou, a diáspora espalhou essa gente, para áreas de novas minas
(Goiás e Mato Grosso), mas muitos ficaram. De acordo com o documentário, essas
pessoas, remanescentes na região, conhecidas a partir daí como “caipiras”,
foram obrigadas a descobrir novas formas de sobrevivência, entre as quais estão
a) plantação de milho, fabricação de
queijos, abrindo novas minas de ouro.
b) criação de suínos e bovinos,
plantação de milho, fabricação de queijos.
c) agricultura, pescaria, criação de
porcos.
d) as artes religiosas, e
agricultura.
e) a autoria de músicas sertanejas
de raiz, a agricultura e agropecuária.
3. No decorrer desta parte do
documentário, o Brasil vive uma nova transformação: o Ciclo do Café. Florestas
são derrubadas e o infortúnio da escravidão se estende agora para a
cafeicultura. E, culturalmente, novas fusões se fazem, com a incorporação de
diversas culturas, promovendo uma “indiferenciação” cultural. Essa nova herança
cultural dos caipiras foram originárias
a) dos indígenas, dos portugueses e
africanos.
b) dos africanos, portugueses e
nordestinos.
c) dos nordestinos, portugueses e
indígenas.
d) dos portugueses, nordestinos e
africanos.
e) dos indígenas, portugueses e nordestinos.
4. O documentário informa que “a
sociedade se desintegra”. Esta afirmação significa que
a) o sistema de comunicação de massa
afirma que todos têm condições de consumo.
b) as pessoas alcançam condições de
consumo e todos realizam seus desejos.
c) a marginalização é fruto de
desenvolvimento das sociedades urbanas.
d) a escola não ensina, a igreja não
catequiza e os partidos não politizam.
e) não existe sistema de comunicação
de massa.
5. Segundo a narrativa do
documentário, o que ocorreu com a cultura caipira?
a) Está viva através da música
sertaneja.
b) Foram inclusos nos programas do
Bolsa Família .
c) Foi extinta.
d) Preservam seus valores.
e) São responsáveis pelas Festas
Juninas.
Apresentar gabarito no caderno
para visto do professor: 1. ___ 2. ___ 3. ___ 4. ___ 5. ____
Capítulo 8 – “Brasil Sulino”
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=-nXuLrlatXo
Questões
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=-nXuLrlatXo
Questões
1. O “Brasil diferente”, assim denominado por Darcy
Ribeiro, tem sua formação cultural originária
a) da mistura dos povos guaranis,
dos gaúchos e gringos
b) da misturas dos mamelucos,
gaúchos e paulistas
c) da misturas dos gaúchos,
paulistas e portugueses
d) da mistura dos povos guaranis, os
jesuítas missioneiros e portugueses açorianos
e) dos gringos espanhóis, dos
portugueses e paulistas
2. Os gaúchos deram origem à
etnia nascente, típica e bem característica e orgulhosa de sua
condição. Esta outra matriz, segundo o documentário, tinha como base
econômica a
a) churrascaria.
b) vaquejada.
c) tourada.
d) cerveja.
e) gadaria.
3. Além do projeto político, um
dos projetos mais bem sucedidos realizados pelos jesuítas, Judith Cortesão
chamou de
a) Catequização.
b) Lavagem cerebral.
c) Desbravamento.
d) Missão.
e) Celebração.
4. O habitante sulino tem, além
de sua formação pelos portugueses açorianos, os portugueses da Póvoa de Varzim.
Posteriormente, houve também a presença negra. A quarta presença no sul é a de
outros imigrantes europeus, introduzidos como imigrantes pelo governo
brasileiro. Estes últimos, ativaram e modernizaram a economia sulina. Nas zonas
desabitadas, entre as fronteiras dos principais núcleos do país, vivem um
destino comum dentro do quadro nacional. A narrativa refere-se a esta quarta
presença, aos imigrantes de origens
a) italiana, germânica e portuguesa
b) italiana, germânica e francesa
c) italiana, germânica e holandesa
d) italiana, germânica e polonesa
e) italiana, germânica e norueguesa
5. Sobre os principais problemas
da região, o documentário narra o fato de que as famílias foram se
multiplicando e as terras se tornando pequenas e poucas, formando uma população
excedente. E o antigo gaúcho se transforma em peão, carrapato, xanga, reserva
de mão de obra. Mas no sul se forma um dos mais fortes conceitos de Nação.
Nação formada de território e de instituições soberanas, mas acima de tudo por
um sentimento alicerçado na memória que transforma o sul no mais vasto, rico,
plástico e vital laboratório de aculturação (fusão de culturas diferentes). E
este sentimento, que cultiva o regional, sem jamais abandonar o nacional,
segundo o documentário, é conhecido como
a) pertencimento.
b) unificação cultural.
c) Exclusão social.
d) Inclusão social.
e) organização.
Apresentar gabarito no caderno
para visto do professor: 1. ___ 2. ___ 3. ___ 4. ___ 5. ____
Capítulo 9 – “Brasil Caboclo”
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=t-h4ieI_qB4
Questões
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=t-h4ieI_qB4
Questões
1. O documentário apresenta,
aqui, um Brasil mais profundo; o mais bonito dos Brasis, o Brasil caboclo, o Brasil amazônico, das riquezas e
dos povos da floresta. A narrativa exalta as belezas naturais. “A Amazônia
é uma beleza incomparável”, é o “jardim da Terra”. “A exuberância e mistério,
fizeram com que a Amazônia entrasse na história como um reino do mito, era o El
dourado: lugar fabuloso do ouro e da prata e dos minerais preciosos; das
mulheres guerreiras, de gigantes e de anões, homens com os pés voltados para
trás; das drogas e das plantas fantásticas”: o “Brasil Caboclo”, que tem sua
origem formada
a) das mulheres guerreiras, de
gigantes e de anões.
b) da mistura de muitos índios e
poucos portugueses.
c) dos homens pré-históricos que
ainda habitam por lá.
d) da mistura de poucos índios e
muitos portugueses.
e) dos índios ianomâmis e gigantes
portugueses.
2. De acordo com a narrativa do
documentário, a língua falada pelo caboclo era
a) português de Portugal.
b) português do Brasil.
c) tupi.
d) tupi-guarani.
e) tupi e português do Brasil.
3. A partir de 1880 ocorreu a
primeira grande transformação, que marcou o seu maior florescimento econômico.
A borracha abriu um ciclo econômico vinculado com a exportação, com a Europa.
Para lá é que eram drenados todos os recursos. O seringueiro levava uma vida
desgraçada e que conheceu uma nova forma de exploração, o sistema de aviamento.
Este sistema consistia em que o seringueiro
a) comprava mercadorias, para suas
necessidades básicas, com desconto.
b) pagava todas as suas dívidas com
os donos das fazendas.
c) Os acertos entre fazendeiros e
seringueiros eram sempre justos.
d) recebia adiantadamente as
mercadorias que precisava: comida, roupas, pólvora etc.
e) era um sistema que elevava o
seringueiro a posição de grande investidor.
4. Depois da primeira guerra o
cenário muda. A Malásia domina o mercado da borracha e aqui ocorre a debandada.
Empresários se suicidam, casas e palácios começam a ruir e Manaus, a primeira
cidade brasileira a ter telefone, energia elétrica e bondes, na década de
cinquenta nem energia elétrica mais tinha. Um novo período de desastres se
reabrirá com o projeto dos governos do Regime militar: abrir a Rodovia
Transamazônica. Queriam levar a modernidade à região. Porém, inauguraram uma
nova “via crucis” de conflitos agrários e de destruição de áreas indígenas. Segundo
o documentário, estes conflitos tiveram como consequência mais conhecida
a) a morte de Chico Mendes.
b) a transformação de Manaus no
maior polo industrial do Brasil.
c) a abertura da Rodovia
Transamazônica.
d) o desenvolvimento da região,
elevando-a à posição de maior região exportadora.
e) a inauguração de um sistema de
rodovias eficiente e econômico.
5. Segundo a análise feita por Darcy
Ribeiro, na Amazônia “vive o povo mais culto (...) do Brasil. Tem milhares de
anos de sabedoria herdada, de convívio com a natureza e de saber sobreviver
nela”, sem degradá-la. O que, na visão de Darcy Ribeiro, seria necessário para
a região ter uma economia rica, sem destruir as pessoas e a cultura?
a) Ensinar os nativos as novas
técnicas da pescaria e do plantio, para levar o desenvolvimento.
b) Ensinar os caboclos a cultura do
restante do Brasil, para este se desenvolva.
c) Explorar as áreas da Amazônia,
com o objetivo de levar o desenvolvimento a este povo.
d) Incentivar o desmatamento para
que, com estes recurso natural, possa desenvolver a indústria madeireira.
e) Incorporar o cupuaçu, o bacuri e
tantas outras frutas típicas, numa agricultura organizada, além da criação de
peixes e de jacarés.
Apresentar gabarito no caderno
para visto do professor: 1. ___ 2. ___ 3. ___ 4. ___ 5. ____
Capítulo 10 - “Invenção do
Brasil”
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=Lrht0v5HOXg
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=Lrht0v5HOXg
Questões
1. Judith Cortesão, nos fala do
mito português, a partir do maravilhamento do descobrimento. Os “descobridores”
da nova terra, encantados com a paisagem exuberante e a aparência daqueles
homens e mulheres belíssimos e de rosto cândido, comunicaram a Portugal que, sem
dúvida, teriam chegado
a) à tropicália.
b) ao paraíso terrestre.
c) ao Brasil.
d) na Índia.
e) em uma selva perigosa.
2. O processo construtivo
nacional não se deu em um “mar de rosas”. Apesar de se dizer que o povo
brasileiro tem a “cordialidade” como característica central, houve conflitos de
toda ordem que dilaceraram a história brasileira: étnicos, sociais, econômicos,
religiosos, raciais. Nunca houve conflitos puros. Cada um se pintou com as
cores dos outros. Houve entrechoques de índios, negros e brancos e sempre
vivemos em estado de guerra latente. Essa narrativa nos traz o conhecimento que
o processo de formação do povo brasileiro foi sempre
a) cordial.
b) gentil.
c) sangrento.
d) pacífico.
e) harmônico.
3. Após a Independência do
Brasil, conspirações, revoltas e guerras marcaram os caminhos da nossa
configuração como povo e como país. Todos brigaram contra todos e as lutas não
cessaram. Houve lutas pela independência e após ela, como nos atestam a
Revolução Farroupilha, a Sabinada e a Guerra de Canudos e outros levantes
sertanejos.
Segundo a narrativa do
documentário, a Guerra de Canudos lembra o mito português do “sebastianismo”,
sendo uma das heranças mais bonitas que temos, lembra Darcy. Antonio
Conselheiro, beato, arrebanhava milhares em torno dele. “Ele viria com seus
exércitos para redimir o seu povo, matando os fazendeiros, os donos da terra, a
gente canalha”. E eles poderiam plantar para comer. Segundo Darcy Ribeiro, o que
mais apavorava os fazendeiros nesta situação era o fato de que
a) os sertanejos criariam seus
próprios gados, fariam as suas próprias roças e comeriam o que plantavam e,
ninguém mais faria isso para eles.
b) sua religião poderia se espalhar
até suas fazendas e assim, combatessem a injustiça cometidas por eles.
c) os sertanejos se rebelassem contra
eles e decretassem guerra contra os fazendeiros e contra o governo.
d) os sertanejos desenvolvessem a
economia local, concorrendo assim com eles e provocando a falência de muitos
fazendeiros.
e) os sertanejos se fortalecessem e
restabelecesse o império.
4. Há quem ache que o Brasil não
deu certo, olha apenas indicativos objetivos e busca comparações com os Estados
Unidos. Estes afirmam que se trata de um equívoco freqüente. A narrativa afirma
que muita coisa não deu certo mesmo! Outras deram e muitas outras ainda poderão
dar. De acordo com o narrado no documentário, podemos considerar como mazelas (o
que NÃO deu certo):
a) educação, saúde, instabilidade
das instituições políticas.
b) saúde, forças armadas, levantes de
protestos sociais.
c) educação, ensino técnico e desenvolvimento
tecnológico.
d) saúde, educação e indústria
petrolífera.
e) educação, comércio e tecnologia
da informação.
5. O autor chama nossa atenção,
afirmando que o mais importante, para nós brasileiros, é “inventar o Brasil que
nós queremos”. De acordo com o contexto do documentário, este alerta nos traz a
ideia de uma nação que
a) as pessoas se especializem na
agricultura para não faltar alimentos.
b) todos tenham trabalho para
comprar tudo o que quiserem.
c) as pessoas tenham educação de
qualidade para serem mão-de-obra qualificadas.
d) seja habitável, as pessoas sejam
felizes; que todos possam se alimentar bem.
e) reinvente uma cultura original,
porque só assim teremos nossa própria identidade.
Imagens disponíveis em: http://www.blogdopedroeloi.com.br (Acesso em: 01/03/2017)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir