Análise do vídeo ILHA DAS FLORES
Orientação para realização da atividade:
- Responder às questões (gabarito) no caderno para visto do professor (escrever a questão assinalada)
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bVjhNaX57iA
Orientação para realização da atividade:
- Responder às questões (gabarito) no caderno para visto do professor (escrever a questão assinalada)
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bVjhNaX57iA
Direção: Jorge Furtado; Duração:
13 min.
Objetivo: Compreender, interpretar e debater elementos que compõem a temática
abordada no filme
Proposta: Identificar elementos que revelam as seguintes questões temáticas: Desigualdades sociais, consumismo e interdisciplinaridade; responder às questões propostas.
Sinopse: Um ácido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.
QUESTÕES
1. De acordo com a narrativa, o nome desse filme passa para
nós uma ideia contrária a que o filme relata. Quando vemos o nome “flores” logo
vem a imagem de beleza, o que não tem nada a ver com as paisagens do lixo,
miséria e fome que são mostradas. Em um lugar como esse, as pessoas que lá
moram não tem nenhuma perspectiva de vida e são tão rebaixadas ao ponto de
ficarem abaixo dos porcos na escolha de alimentos. Fome e miséria são sinônimos
da Ilha das Flores. Alguns personagens, apesar da possibilidade de fazerem
coisas boas, não é o que acontece e estão a procura sempre de ter mais dinheiro,
e é só isso que interessa.
Nesta perspectiva, a
afirmativa que mais se aproxima da realidade no cotidiano do lugar e daquelas
pessoas pobres é que
a) os personagens, como o japonês e a vendedora de perfume,
ficam tocados e resolvem contribuir com os tomates para alimentação daquelas
pessoas.
b) o dono do terreno tenta ajudar as pessoas, selecionando os produtos
para alimentação das pessoas.
c) chega-se à conclusão de que naquela ilha, Deus não existe.
d) seu telencéfalo altamente desenvolvido, permite processar
as informações e endendê-las adequadamente
2. Considerando uma análise sociológica sobre quais são alguns
dos objetivos do filme, observe as afirmativas abaixo:
I – Entender o sistema capitalista, como sendo um processo
excludente, em que muitas pessoas não têm acesso aos direitos básicos da vida.
II – Discutir sobre o consumismo e suas conseqüências.
III – Estabelecer relações entre qualidade de vida humana e
condições saudáveis do ambiente.
IV – Compreender que a saúde é produzida nas relações com o
meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde
presentes na realidade em que vive, agindo com responsabilidade em relação à
sua saúde e à saúde coletiva.
V – Propor a construção de formas adequadas de aterro
sanitário, usina de compostagem, reutilização ou reciclagem de materiais; e a
proibição do acesso de pessoas aos lixões (lixo a céu aberto).
Quais estão corretas?
a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I, IV e V.
c) Apenas III, IV e V.
d) Apenas I, II, III e IV.
3. O trajeto percorrido pelo tomate do Sr. Suzuki ao longo de
todo o filme é:
a) produto – comércio - alimento - lixo - alimento.
b) produto – mercado - lixo – alimento - lixo
c) produto – mesa – lixo – alimento - alimento.
d) produto – comércio – alimento – lixo - lixo.
4. Enfocando a interdisciplinaridade relacione as colunas
corretamente:
(a) Sociologia
|
(1) Os valores morais de uma pessoa estão muito
além de dinheiro e poder. Nunca se julga uma pessoa pela aparência, pela
raça, cor, estilo musical, os verdadeiros valores são esses. Hoje, se coloca
em evidência o "Ter" em detrimento do “Ser”
|
(b) Filosofia
|
(2) O lixo atrai todos os tipos de germes e
bactérias que causam doenças, que prejudicam seriamente o bom funcionamento
dos seres humanos.
|
(c) Biologia
|
(3) Ilha das Flores
fica localizada na região metropolitana de Porto Alegre, cidade habitada por
mais de 1 milhão de habitantes, fica no Rio Grande do Sul (Sul do Brasil).
|
(d) Geografia
|
(4) Água: substância inodora, insípida e
incolor, formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxig
|
(e) Química
|
(5) Podemos discutir valores como direito à
vida e à liberdade, o que nos remete à reflexão sobre o consumismo e suas
conseqüências ênio
|
A alternativa correta é:
a) a1, b4, c3, d2, e5
b) a5, b1, c2, d3, e4
c) a5, b2, c1, d3, e4
d) a3, b2, c1, d4, e5
5.Segundo a narração do filme, “O que coloca os seres humanos
da Ilha das Flores, depois dos porcos na prioridade na escolha de alimentos, é
o fato de não terem dinheiro, nem dono. O ser humano se diferencia dos animais,
pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por ser livre
[não ter dono]. Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra
que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não
entenda”.
De acordo com o texto acima e com o visto no filme, a “liberdade” das
pessoas na Ilha das Flores, está intimamente ligada a:
a) saúde.
b) escolha.
c) pobreza.
d) necessidade.
Qual as respostas?
ResponderExcluir2c
Excluirmuito bom
ResponderExcluirSLV SLV CACHORRO BRENNO NA VOZ
ResponderExcluir1 questão é complicado pois ali coloca algo a fé de uma pessoa em jogo, mesmo sendo um lugar horrivel você não pode colocar uma questão desse como " DEUS NÃO EXISTE " como aparece no começo do filme.
ResponderExcluirOlá. Obrigado por acessar o conteúdo.
ExcluirNa questão não está inclusa a discussão sobre fé, e sim a perspectiva da narrativa, ou seja, deve ser considerado, na resposta, o olhar sociológico, pois, este é o aspecto relevante para a Sociologia.
RESOLUCAO DE QUESTOES DISCURSIVAS ?
ResponderExcluirVC É DE MANDAGUACU ?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá! Obrigado por acessar o Blog. O Gabarito será fornecido somente para professores, após consulta de perfil em redes sociais
ResponderExcluirgrato
sou professora, como faço pra ter acesso ao gabarito?
ExcluirBOM DIA, COMO FAÇO PARA TER O GABARITO?
ExcluirGostaria do gabarito, cariño!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirresposta das duas questoes
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmuito bom essa ativide tem como me passar o gabarito..sou professora de Sociologia.
ResponderExcluirEXCELENTE ATIVIDADE, GOSTARIA DO GABARITO. UM FORTE ABRAÇO!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSou professor, respostas Pfvr!
ResponderExcluirRespostas
ResponderExcluirGostaria de visualizar o gabarito das questões.
ResponderExcluirObrigada!
Boa noite!
ResponderExcluirSou professora de Sociologia. Trabalhei com as três turmas do Ensino Médio o curta-metragem Ilha das Flores e gostaria de usar a ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - QUESTÕES sobre o Filme ILHA DAS FLORES.
Peço se possível o gabarito das questões.
Muito Obrigada!
Rosangela dos Santos Machado Paulo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde! Sou professora de filosofia. vou trabalharcom as turmas do Ensino Médio o curta-metragem Ilha das Flores e gostaria de usar a ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - QUESTÕES sobre o Filme ILHA DAS FLORES.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde! Sou professora de Geografia e a atividade proposta pela Área de Humanas foi a discussão e análise do Filme Ilha das Flores. Achei bem interessante essa atividade. Parabéns por compartilhar! Como faço para ter acesso ao gabarito? Forte abraço virtual! 🥰
ResponderExcluirQual a resposta da primeira questão ?
ResponderExcluirqual a resposta?
ResponderExcluirParabéns pelo Blog professor. Adorei.
ResponderExcluirOlá pode me enviar a resposta por favor ?
ResponderExcluirgostaria de saber as resposts
ResponderExcluir1-o documentário de 1988 relata um uma problemática que pode ser evidenciada atualmente o fato mais relevante que assemelha as duas realidades é melhor representado por?
ResponderExcluirA) famílias "catando" ossos.
B) pesquisas com órgãos de porcos em humanos.
C) acidente nuclear em Goiânia com o lésio 137.
D) a venda de perfume por mulheres.
2- a definição de segundo no filme se relaciona com?
A) decaimento radioativo.
B) dia e noite.
C) tempo dado aos humanos para escolher comida "rejeitada" pelos porcos.
D) a fixação de perfume.