sábado, 28 de abril de 2012

Um Pouquinho sobre MAX WEBER

Sir Max Weber
As principais correntes teóricas e o pensamento de Max Weber
A ação social
   A análise estará centrada nos atos e ações dos indivíduos. Isto é, a sociedade deve ser entendida a partir do conjunto de ações individuais reciprocamente referidas, com sentido.


Ação Social: Uma Ação com Sentido
Cada sociedade para Weber possui sua especificidade e Importância. Mas o ponto de partida de seus estudos estava nas entidades coletivas, grupos ou instituições. Seu objeto de investigação é a ação social, a conduta humana dotada de sentido, isto é, de uma justificativa subjetivamente elaborada. Assim, o homem passou a ter, enquanto indivíduo, na teoria weberiana, significado e especificidade dando  sentido à sua ação social.

As normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação. Cada sujeito age levado por um motivo que é dado pela tradição, por interesses racionais ou pela emotividade. O motivo que transparece na ação social permite desvendar o seu sentido, que é social na medida em que cada indivíduo age levando em conta a resposta ou a reação de outros indivíduos.
OBS: uma ação orientada por fenômeno da natureza não é social.

Assim ele estabelece quatro tipos de ação social:
1.Ação tradicional: aquela determinada por um costume ou por um hábito arraigado.
2.Ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais.
3.Racional em relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante.
4. Racional com relação aos fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.

   No livro "Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" Weber relaciona o papel do protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. Weber descobre que os valores do protestantismo - como as práticas de devoção e penitência, a poupança, a severidade, a rigidez, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho - aluavam de maneira decisiva sobre os indivíduos. Weber mostra a formação de uma nova mentalidade, dos novos valores éticos instituídos com o capitalismo, em oposição ao despojamento da vida material e à atitude contemplativa do catolicismo, voltados para a oração, sacrifício e renúncia da vida prática.
Atenção: 
• O trabalho toma-se portanto um valor em si mesmo. 
• O puritanismo condenava o ócio, o luxo, a perda de tempo. 
• A dedicação religiosa ao trabalho ele chamou de vocação.

Dominação
As formas básicas de legitimação justificam-se com base em distintas fontes de autoridade:
Tradicional: "a da ordem eterno". Isto é, o domínio tradicional exercido pelo patriarca e pelo príncipe patrimonial de outrora(...) Carismática: a do dom da graça extraordinário e pessoal, a dedicação absolutamente pessoal e a confiança pessoal na revelação, heroísmo... é o domínio carismático exercido pelo profeta ou - no campo da política - pelo senhor da guerra eleito... Legalidade, em virtude da fé na validade do estatuto legal e da competência funcional, baseada em regras racionalmente criadas. É o domínio exercido pelo moderno servidor do Estado e por todos os portadores do poder que, sob este aspecto, a ele se assemelham.

Por: Prof. Manuel Raposo

Fonte: Prof. Edilson Viana - Curso IMPACTO.






Nenhum comentário:

Postar um comentário