quarta-feira, 13 de junho de 2018

Atividade de RECUPERAÇÃO de SOCIOLOGIA - EJA 2ºBIM – 2018


E.E. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Prof. Manuel Raposo - SOCIOLOGIA


1ºs Termos:

ORIENTAÇÃO:
- Assista aos vídeos indicados nos links e responda às questões seguintes:
- Responda em folhas de papel almaço ou de caderno devidamente grampeadas e identificadas corretamente para entregar ao professor.

- ENTREGA: até 23/11/2018 (sexta feira)


ATIVIDADE 1

Tema da aula: Direitos Humanos

LINK 1



Questões:

1) O que são direitos humanos?

2) Segundo o vídeo, qual a abrangência dos direitos humanos?

3) De acordo com a ONU, assinale a alternativa que indica quantos direitos humanos existem

a) 10
b) 20
c) 30
d) 40

ATIVIDADE 2

Tema da aula: Constituição Federal Brasileira

LINK 2
https://www.youtube.com/watch?v=op4KfRDN8gk 


Questões:

1) Segundo o vídeo, como ficou conhecida a Constituição de 1988.

2) O que é preciso para fazer uma emenda à Constituição.

ATIVIDADE 3

Tema da aula: Mobilidade Social
LINK 3



Questões:

1) O que é mobilidade social?

2) Segundo o vídeo, quais elementos podem marcar a “passagem” do indivíduo de uma classe para outra dentro de uma sociedade?


2ºs Termos:

ORIENTAÇÃO:
- Assista aos vídeos indicados nos links e responda às questões seguintes:
- Responda em folhas de papel almaço ou de caderno devidamente grampeadas e identificadas corretamente para entregar ao professor.

- ENTREGA: até 23/11/2018 (sexta feira)

ATIVIDADE 1

Tema da aula: Trabalho e Sociedade
LINK 1


Questões:

1) Qual a diferença entre artesanato, manufatura e maquinofatura?


ATIVIDADE 2

Tema da aula: Taylorismo e Fordismo
LINK 2:



Questões:

1) Segundo o vídeo, produza um texto de, no máximo, 10 linhas, descrevendo as definições de Taylorismo e Fordismo.



3ºs Termos:

ORIENTAÇÃO:
- Assista aos vídeos indicados nos links e responda às questões seguintes:

- Responda em folhas de papel almaço ou de caderno devidamente grampeadas e identificadas corretamente para entregar ao professor.

- ENTREGA: até 23/11/2018 (sexta feira)


ATIVIDADE 1

Tema da aula: Coronelismo e voto de cabresto nas Oligarquias
LINK 1:


Questões:

1) Por que os poderosos eram chamados de “coronel”?

2) Quem eram os “pé-de-meia”? Qual sua função?

3) Defina voto de cabresto.

4) O fenômeno político do coronelismo no Brasil esteve associado a um modo de política que caracterizou a República, a partir de 1894, como:

a) República dos oligarcas
b) República dos generais
c) República da espada
d) República parlamentar

ATIVIDADE 2

Tema da aula: Corrupção eleitoral e “voto de cabresto” nos dias atuais
LINK 2:


Questões:

1) No caso de Pedro e Paulo, qual deles praticou corrupção ativa? Justifique.


2) Segundo o texto do artigo 299 do Código Eleitoral, um dos crimes eleitorais pode ser melhor exemplificado por

a) discutir sobre política na fila da Zona Eleitoral.
b) oferecer/receber qualquer vantagem para obter ou dar voto.
c) dar panfleto com o número do candidato a um amigo no dia da eleição e/ou oferecer carona até a Zona Eleitoral.
d) obrigar os familiares a votar no candidato de sua preferência


3) O crime de corrupção eleitoral está previsto no artigo 299 do Código Eleitoral, com a seguinte redação: Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita. Acerca do crime supramencionado é correto afirmar que

a) trata-se de crime material, em que se exige a ocorrência do resultado para a consumação do delito.
b) para a caracterização do crime de corrupção eleitoral há a necessidade do agente ter o dolo específico (consciência e vontade) de obter ou dar voto e/ou de conseguir ou prometer abstenção.
c) para a configuração do delito de corrupção eleitoral não se exige que o benefício seja concreto, individualizado, direcionado a uma ou mais pessoas determinadas.
d) o artigo 41-A da Lei nº 9.504/97, que prevê a conduta de captação de sufrágio, alterou a disciplina penal pertinente ao crime de corrupção eleitoral.


ATIVIDADE 3

Tema da aula: Populismo no Brasil – Getúlio Vargas
LINK 3:


Questões:

1) O que é populismo?

2) Segundo o vídeo, qual foi o principal expoente do que ficou conhecido como populismo?


ATIVIDADE 4

Tema da aula: República dos Generais – Regime Militar
LINK 4:


Questões:

1) Segundo o vídeo quanto o Brasil crescia ao ano durante o “milagre econômico”?


2) Assinale a alternativa correta sobre a expressão “Milagre Econômico”.

a) Remete a um período em que houve de fato crescimento econômico no país, mas o preço foi elevado: inflação, endividamento ao FMI e redução drástica das liberdades individuais.
b) Remete a um período em que o crescimento econômico ocorreu junto com o avanço de projetos sociais criados pelo Estado brasileiro, preocupado em “dividir melhor o bolo”.
c) Remete especificamente à década de 1980, a de maior crescimento econômico do país.
d) O Milagre foi, na realidade, uma grande revolução social tomada como meta de campanha pelos governos militares.

ATIVIDADE 5

Tema da aula: Nepotismo
LINK 5:


Questões:

1) Segundo o vídeo o que é nepotismo?
Responda com suas palavras de acordo com seu entendimento do vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário