segunda-feira, 18 de junho de 2018

Atividade de RECUPERAÇÃO de GEO e SOCIO - 2ºBIM – 2018


E.E. PROFª MARILENE DE OLIVEIRA ACETTO


8º ANO - GEO
Prof. Manuel Raposo - GEOGRAFIA

ORIENTAÇÃO:
- Assista aos vídeos indicados nos links e responda às questões seguintes:
- Responda em folhas de papel almaço ou de caderno devidamente grampeadas e identificadas corretamente para entregar ao professor.
- ENTREGA: até 22/06/2018 (sexta feira)


ATIVIDADE 1

Tema da aula: Meio técnico-científico e a inclusão digital

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=I93btdCZ8ds




Questões:

1. Como se dá a sequência da utilização do meio-técnico informacional no espaço geográfico?

2. Segundo o vídeo, que métodos utilizamos para avaliar as ciências como o centro das relações humanas? Exemplifique.

3. Observando o comentado no vídeo, o que significa o termo "informacional"?

4. A imagem acima assinala uma face dos efeitos da Revolução técnico-científica-informacional que compreende:

a) a intensificação da quantidade produtiva com maior emprego de mão de obra.
b) a implantação de métodos alternativos de produção, visando à ampliação do mercado consumidor.
c) o favorecimento da política de pleno emprego e a intensificação da oferta de produtos para diminuir os seus preços.
d) a modernização do sistema produtivo com menor demanda de trabalho assalariado.

ATIVIDADE 2

Tema da aula: Globalização

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=_Src6b80m2s






Questões:

01.  Segundo a explicação do Vídeo 1, o que é globalização?

02.  Quem são os principais agentes no processo de globalização?

03.  Assinale a alternativa que melhor caracteriza o processo de globalização.

a)  A globalização é um processo ainda restrito, pois mesmo com o desenvolvimento de meios de transporte e de comunicação mais eficientes, continuam existindo grandes obstáculos para que haja uma integração efetiva do espaço mundial.
b) O processso de globalização, que vem transformando o mundo em uma aldeia global, nada tem a ver com a expansão e a hegemonia do capitalismo em escala planetária.
c) A globalização corresponde à fase mais avançada do capitalismo, caracterizada pela crescente intensificação das trocas de mercadorias, de informações e de pessoas entre os países
d) O processo de globalização, que está ligado à expansão do capitalismo em escala planetária, caracteriza-se pelo pequeno volume de trocas de mercadorias, de informações e de pessoas entre os países do mundo

ATIVIDADE 3

Tema da aula: O meio técnico: a força das máquinas na produção e na circulação - Revolução Industrial

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=2m3CvHCY6D0  



Questões:

1A respeito da Revolução Industrial, avalie as proposições a seguir.

(    ) As pessoas eram bem remuneradas.
(    ) Era proibido o trabalho infantil.
(    ) As relações humanas eram conflituosas. Por exemplo, chefe e funcionário.
(    ) Uma das alternativas encontradas pelos trabalhadores para resolver as questões trabalhistas foi parar de trabalhar.

Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto (V) ou erro (F) de cada uma:

a) V, V, V, F
b) F, F, V, V
c) F, V, F, V
d) F, V, V, V



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



3ª SÉRIE

Prof. Manuel Raposo - SOCIOLOGIA

ORIENTAÇÃO:
- Assista aos vídeos indicados nos links e responda às questões seguintes:
- Responda em folhas de papel almaço ou de caderno devidamente grampeadas e identificadas corretamente para entregar ao professor.
- As questões de múltipla escolha, indicar apenas a alternativa escolhida.

- ENTREGA: até 22/06/2018 (sexta feira)


ATIVIDADE 1
Tema da aula: Cidadania nas sociedades antigas

Grécia:



Roma:



Questões:

1. Quem é considerado cidadão na Grécia?

2. Segundo o vídeo, o que é isonomia na Grécia antiga?

3(Fatec- adaptada) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma."
                               (Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)

De acordo com o vídeo e o texto acima, na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam

aNa antiguidade clássica, as cidades-estados representavam
c) uma forma de assegurar a independência e autonomia das cidades gregas entre si.
d) uma característica da civilização helenística no sistema político grego.


4. A sociedade romana não era isonômica como a sociedade grega, contudo podia pleitear direitos, ou seja podia exercer sua cidadania.
De acordo com o vídeo sobre cidadania na Roma antiga, assinale a alternativa que indica a sequência correta da formação do estrato social nesta sociedade. 

a) plebeus, patrícios, clientes e escravos.
b) clientes, patrícios, plebeus e escravos.
c) patrícios, plebeus, escravos e clientes.
d) patrícios, plebeus, clientes e escravos.



ATIVIDADE 2
Tema da aula: Direitos civis, políticos e sociais




Questão:

01. Relacione as colunas corretamente:

(a) Direitos humanos                                 (1) liberdade de expressão
(b) Direitos civis                                         (2) direito de votar
(c) Direitos políticos                                   (3) direito a um emprego
(d) Direitos sociais                                     (4) direito à vida, à liberdade

A alternativa correta é:
a) a1, b4, c3, d2
b) a4, b2, c1, d3
c) a4, b1, c2, d3
d) a3, b2, c1, d4
.

ATIVIDADE 3
Tema da aula: Direitos Humanos




Questões:

1) O que são direitos humanos?
2) Segundo o vídeo, qual a abrangência dos direitos humanos?
3) De acordo com a ONU, assinale a alternativa que indica quantos direitos humanos existem

a) 10
b) 20
c) 30
d) 40

04. A respeito da Declaração Universal dos Direitos Humanos, avalie as proposições a seguir.
(    ) A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento que delimita os direitos fundamentais do ser humano.
(    ) Lista direitos cujo respeito e observância universal devem ser promovidos pelos Estados-membros da Organização das Nações Unidas.
(   ) Sua criação foi motivada especialmente para promover a observância dos direitos humanos fortemente abalados na Segunda Guerra Mundial.
(    ) Criado em 1938, a Declaração foi assinada à época pelos mais de 190 Estados-membros da ONU.

Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto (V) ou erro (F) de cada uma:
a) V, V, V, F
b) V, V, F, F
c) F, V, F, V
d) F, V, V, V

Nenhum comentário:

Postar um comentário